Vinil Queen - Jazz (Standalone - Black Vinyl) - Importado
O sétimo álbum de estúdio do Queen foi o primeiro a ser gravado fora do Reino Unido. As sessões de Jazz começaram no Mountain Studios, na Suíça, em julho de 1978, e posteriormente foram transferidas para os estúdios Super Bear em Nice, França, terminando em outubro. O produtor Roy Thomas Baker esteve ausente nos dois LPs anteriores, mas para este projeto a equipe foi reunida - embora esta fosse a última produção do Queen/Baker. Geoff Workman e John Etchells foram os engenheiros.
Mais uma vez o álbum finalizado foi muito diferente de tudo antes. A mudança de cenário em termos de estúdios de gravação deu origem a um novo álbum de sonoridade exuberante e mais uma vez a uma gama ricamente diversificada de músicas - 13 nada menos! Este período viu o surgimento de várias faixas que se tornariam não apenas sucessos internacionais significativos, mas também grandes favoritas entre os fãs e a base dos shows ao vivo do Queen durante o restante da década de 1970 e boa parte dos anos 80.
O conceito incomum de capa/contracapa foi sugerido por Roger, que tinha visto um desenho semelhante pintado no Muro de Berlim alguns meses antes. A capa final levantou muitas sobrancelhas na época, pois era um afastamento significativo dos álbuns anteriores do Queen e parecia ter pouca relevância para o título do álbum. A ilustração interna era de uma fotografia grande angular da banda tirada nos estúdios de gravação de Montreux durante as sessões por um dos roadies da banda, enquanto a fotografia interna da capa foi tirada nos estúdios Super Bear na França por Chris Hopper.
O Queen deu um passo incomum aqui ao incluir um grande pôster dentro do álbum – um pôster agora infame – apresentando um bando de lindas garotas nuas (modelos recrutadas em várias agências) andando de bicicleta pelo Estádio de Wimbledon, em Londres, em sua própria “corrida de bicicleta” com uma diferença! O evento foi realizado com a promoção do álbum e do single Bicycle Race / Fat Bottomed Girls (lançado um mês antes). O cartaz, tal como o vídeo da Corrida de Bicicleta, viria a ser controverso em muitos territórios ao redor do mundo, levando a acusações de sexismo e exploração flagrante.
Embora fotos da inesquecível corrida de bicicleta de Wimbledon tenham aparecido nos jornais da época, o pôster foi considerado muito picante para o público americano e, em vez de fazer parte do pacote do LP, como acontecia em todos os outros lugares, a Elektra Records evitou ofender os varejistas ao em vez disso, incluía um cupom com o qual as pessoas poderiam solicitar seu pôster gratuito. Mais cautela foi necessária para as capas de imagem única da Bicycle Race / Fat Bottomed Girls, não apenas nos EUA, mas em todos os territórios, com a garota infratora de repente ostentando roupas íntimas rosa pintadas, embora estivesse andando de bicicleta para longe da câmera. A Elektra American foi ainda mais longe ao adicionar um sutiã e, assim, inadvertidamente, criar várias mangas com imagens raras para os fãs ansiosos rastrearem - mesmo depois de tantos anos!
Tal como acontece com os álbuns anteriores, Jazz ofereceu uma mistura variada de estilos musicais, refletindo um período frenético na composição das músicas da banda. O Queen havia retornado a uma sensação de 'volta ao básico' no álbum anterior, mas para isso, em um novo ambiente e com a ajuda de Roy Thomas Baker, eles experimentaram novamente e exploraram uma gama ainda mais ampla de caminhos musicais, assim como fizeram no os primeiros álbuns.
Jazz foi lançado no Reino Unido em 10 de novembro de 1978 e quatro dias depois na América.
Repertório do LP:
Lado A:
A1. Mustapha
A2. Fat Bottomed Girls
A3. Jealousy
A4. Bicycle Race
A5. If You Can't Beat Them
A6. Let Me Entertain You
Lado B:
B1. Dead On Time
B2. In Only Seven Days
B3. Dreamer's Ball
B4. Fun It
B5. Leaving Home Ain't Easy
B6. Don't Stop Me Now
B7. More Of That Jazz