CD Queen - The Miracle (2011 Remaster)
O décimo terceiro álbum de estúdio do Queen foi gravado nos estúdios Olympic e Townhouse em Londres, e nos estúdios Mountain em Montreux, entre janeiro de 1988 e janeiro de 1989. Foi produzido pela banda com David Richards, que também projetou as sessões com a ajuda de vários assistentes. Tendo passado um tempo considerável com a banda em vários empreendimentos solo do Queen, Richards era agora uma presença permanente nas sessões e assim permaneceria até as músicas finais que Freddie gravou em 1991.
Antes das sessões de The Miracle, a banda passou 1987 separada, trabalhando em projetos individuais. Brian produziu canções para vários artistas, Freddie gravou o álbum Barcelona com a estrela da ópera espanhola Montserrat Caballé e Roger fundou uma nova banda de meio período chamada The Cross. O ano separado seria muito benéfico, pois todos aderiram ao novo projeto com vigor renovado e abundância de ideias novas. O Queen gravaria muito mais faixas do que o necessário para The Miracle. Alguns acabariam sendo utilizados como lados B únicos, enquanto outros permaneceriam inéditos no arquivo.
Pela primeira vez em um álbum do Queen, todas as músicas (e subsequentes singles B-sides) foram creditadas como escritas coletivamente pela banda, independentemente do autor real. Este detalhe aparentemente inconsequente foi de fato significativo e uma experiência libertadora para a banda. Não menos importante, contornou as discussões habituais sobre qual faixa deveria ser escolhida como single e qual não. Agora, com o Queen compartilhando royalties iguais sobre todo o material, o caminho estava livre para focar em outras coisas.
A impressionante capa do álbum foi baseada em um conceito concebido pelo Queen e representa a unidade da banda; uma fusão perfeita de quatro pessoas se tornando uma. Afinal, isso ocorreu durante o período em que os membros do Queen estavam unidos sob um véu de sigilo para lidar com a deterioração da doença de Freddie. Na verdade, durante essas sessões havia uma probabilidade muito real de que Freddie não estivesse por perto para concluir o trabalho. A banda cerrou fileiras como nunca antes para focar no trabalho que tem pela frente e para que nada os dissuadisse do seu rumo. Os quatro rostos transformados em um só na capa, capturam esse sentimento e continuam sendo até hoje uma das imagens mais admiradas e universalmente reconhecidas do Queen. A surpreendente contracapa levou a ideia um passo adiante, com uma montagem perfeita e regulamentada apenas dos olhos da banda.
Embora houvesse rumores de que uma turnê seria anunciada após o lançamento do álbum, infelizmente, por razões que agora são óbvias, isso não aconteceria. Em maio de 1989 a banda gravou uma entrevista especial para a BBC Radio One na qual Freddie explicou a Mike Read que era ele quem não queria fazer turnê. “Já estivemos lá e fizemos isso”, disse ele, e agora chegou a hora do Queen quebrar a rotina implacável de 'álbum, turnê, álbum, turnê'. Freddie chegou ao ponto de dizer que, na sua idade, ele não achava mais que deveria correr pelo palco de malha.
O álbum Miracle seria originalmente chamado de The Invisible Men, mas foi alterado apenas algumas semanas antes da data de lançamento. Lançado em 22 de maio de 1989, e duas semanas depois na América, The Miracle deu ao Queen seu sexto álbum número 1 no Reino Unido e alcançou o status de vendas de platina.
Repertório do CD:
1. Party
2. Khashoggi's Ship
3. The Miracle
4. I Want It All
5. The Invisible Man
6. Breakthru
7. Rain Must Fall
8. Scandal
9. My Baby Does Me
10. Was It All Worth It